segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Momentos

No começo de minha existência, é verdade que não me lembro, mas, logo no primeiro ano comecei a andar. De uma coisa tenho certeza, a sensação de liberdade, de poder passear com os próprios pés, isso eu sei que senti. Mas logo quando comecei a dar as primeiras carreiras, alguém me alcançou e me segurou. Descobri que não era o único a saber andar, e que muitos andavam mais rápido que eu. Não foi tão grandioso assim... Os anos passaram sem que eu percebesse muito. Aprendi a andar de bicicleta. Magnífico! Esplendoroso! Me equilibrar como se fosse numa corda bamba. Mas, quando cai e olhei os outros continuando seus caminhos, percebi que não era o único que sabia andar de bicicleta, percebi que milhões e milhões o fazem e muitos pedalavam melhor que eu. Não foi tão grandioso assim... Na adolescência, conclui meu ensino médio, pouco depois completei dezoito anos. Me sentia dono do próprio nariz, queria tomar minhas próprias decisões. Mas, descobri que, entre o já e o ainda não, existe um espaço abissal. Descobri que milhões e milhões de outras pessoas completam dezoito anos e concluem seus estudos básicos. Não foi grandes coisas, não havia nada de tão extraordinário na minha vida... Recentemente eu recebi o grau de licenciado em Filosofia, minha primeira graduação superior, quanta alegria, quanta felicidade. Mas, descobri que muitas pessoas também possuem o grau de licenciatura, milhares de filósofos são formados todos os anos no mundo. Não foi algo tão grandioso assim... Então pensei comigo mesmo e me questionei: Onde está a unicidade de todas essas conquistas, de todas as minhas realizações? Até agora eu só fiz o que muitos já haviam feito, sou apenas mais um no meio dessa massa chamada humanidade... Demorei... Isso doeu em mim... Mas, descobri que a unicidade de todas essas realizações está no momento. Exato! O momento em que comecei a andar, o momento em que comecei a pedalar, o momento em que terminei cada etapa de minha formação. Cada um desses momentos foram únicos no universo, porque só aconteceram comigo, uma única vez. E são os momentos que nos constroem, e constroem a nossa história... Carpe diem...

2 comentários:

Heitor de Troia disse...

magnífico cara. tu não sabes o quanto eu me identifiquei com esse texto.
parabéns!!!!

Anônimo disse...

Que lindo...Perfeito !!!

Realmente, a vida é feita de muitos momentos, mais só dentro da valoração de sua unicidade e duração dos mesmos, é que conseguimos realmente refletir o quão enriquecedor foi e é sempre poder vivencia-los.

*Por isso, acredito que vc vai ainda muito mais longe cara,pode ter certeza!!!

G Mattos

ps: tô pensando sériamente em pegar esta aqui tbm p/ mim rs...

bjs fik com deus